Prefeitura oferta exame preventivo alusivo ao Outubro Rosa

Publicada em 08/10/2018 14:34:00 - Visualizada 425 vezes

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um chamado para que todas as mulheres que tenham entre 25 a 64 anos, procurem as unidades de Saúde para exames preventivos do Câncer de Colo de Útero (CCO) e o de Mama, neste mês dedicados a conscientização da prevenção da mulher contra o câncer, com o Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde, durante o mês de outubro vem desenvolvendo várias ações de prevenção contra o câncer em mulheres e a única forma de prevenir é realizando o exame.  Durante todo o mês está trabalhando com a conscientização, realizando rodas de conversas, palestras e intensificando  a coleta de exames citopatológicos e a avaliação clinica das mamas, que é a prevenção do câncer de colo de úteros e de mamas. Esses exames podem devem ser feitos em mulheres de 25 a 64 anos. “Para realiza-los, elas devem procurar as unidades de saúde na área de cobertura de seus bairros ou o Ambulatório da Mulher, anexo ao Postão, portando o cartão do SUS e os documentos pessoais”, comentou o secretário de Saúde Tony Mendes, afirmando ainda que antes havia uma demora nos resultados dos exames e que agora não existe mais. “Nós organizamos esse fluxo de exames, junto aos laboratórios e agora os resultados chegam com rapidez, além de oferecer uma equipe de profissionais preparados e conscientes de que existe uma barreira por parte das mulheres em realizar a coleta, por se sentirem constrangidas”, finalizou Tony.

Orientações para a coleta:

Ficar dois dias sem ter relações sexuais;

Não usar pomada ou creme vaginal, cinco dias após o termino da menstruação;

Não realizar ducha vaginal;

Levar o cartão do SUS e os documentos pessoais.

Por C-com/Thais Sabino