Suicídio não ocorre só na família dos outros

Publicada em 11/09/2018 09:52:20 - Visualizada 455 vezes

Atividades do Setembro Amarelo em Cáceres

Dia 13 -  07h30 - Meditação Ativa - Sicmatur
Dia 25 -  14h00 - Oficina de Manejo de Estresse (Prof. Me. Maelisson Neves) - Sicmatur
Dia 26 -  08h00 - Oficina de Manejo de Estresse (Universitários) - Sicmatur]
               14h00 - Encontro de Mobilização para implantação do CVV em Cáceres - Sicmatur
               18h00 -  Passeata pela Vida e Panfletagem - Saída da Unemat, até Praça da Sicmatur
               19h00 -  Roda de Conversa com a cmunidade em geral, tema: "Falar é a melhor solução" - (Ana Maria do CVV) - Sicmatur
Dia 27 -  08h00 - Seminário com alunos de Enfermagem CVV
               14h00 - Roda de Conversa com a cmunidade em geral, tema: "Falar é a melhor solução" - (Ana Maria do CVV) - Sicmatur
                18h30 - Meditação Ativa - Sicmatur

Origem do Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, internacionalmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90 por cento dos casos.

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou. "Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora". O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon, em inglês.

Alguns mitos sobre o suicídio

“As pessoas que ameaçam se matar estão apenas querendo chamar a atenção”. Falso, pois a pessoa pode estar passando por um período difícil de sua vida e precisa de ajuda. Toda e qualquer ameaça de suicídio deve ser levada a sério.

“O suicídio acontece sem aviso”. Falso. Apesar de muitos pensarem ser um ato impulsivo, isso nem sempre é verdade. Muitas pessoas pensam em suicídio constantemente. Além disso, muitos suicidas comunicam seu sofrimento diariamente a outras pessoas.

“O suicídio só acontece com os outros.” Falso. O suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. Aqui vale lembrar que o sofrimento independe de dinheiro, classe social etc.

“Uma pessoa que tentou cometer suicídio uma vez não voltará a tentar.” Falso. Na verdade, as tentativas de suicídio são um indicador de que o suicídio pode realmente ocorrer.

Por Clovis de Almeida