Prefeitura, Unemat e população discutem mobilidade urbana

Publicada em 10/09/2018 08:53:32 - Visualizada 243 vezes

Cáceres tem mais de 46 mil veículos motorizados, isso significa que a cada dois moradores do município, um tem um veículo motorizado. A frota de carros e motos quadruplicou nos últimos 17 anos, enquanto o crescimento populacional não alcançou o mesmo índice. Esses são alguns dos dados levantados pela equipe técnica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para propor a criação de um Plano de Mobilidade Urbana para Cáceres a pedido da Prefeitura Municipal.

Os números foram apresentados na noite de quarta-feira passada (05), durante uma Audiência Pública realizada pela Unemat e Prefeitura, no Centro Cultural, com a participação de moradores, acadêmicos e demais estudantes. O coordenador do Projeto de Mobilidade Urbana, professor doutor Evaldo Ferreira, explicou que Cáceres é um dos municípios que, de acordo com a Lei nº 12.587/2012, tem até abril de 2019 para possuir um plano de mobilidade que atenda as recomendações do Ministério das Cidades. Entre as principais recomendações está a necessidade de que os municípios, ao construir sua legislação, priorizem os meios de transporte não motorizados e o transporte coletivo e que preveja a integração entre os diferentes meios de transporte.

De acordo com o professor, diversos estudos e pesquisas já foram feitos pela equipe técnica, e que essa primeira audiência teve como objetivo apresentar esse diagnóstico para a população. Os interessados poderão acessar todos os estudos, a partir dos dia 12 de setembro, as pesquisas e demais informações, além de poderem contribuir com sugestões e observações que serão analisadas pelos técnicos e discutidas novamente em outra audiência pública a ser realizada em outubro.

O professor Evaldo disse ainda que é importante que a população participe das discussões e conheçam os estudos e as propostas que estão sendo feitas para o município, com respeito à mobilidade urbana. “Esse é, sem dúvida, um projeto que impacta diretamente a vida da população, porque, todos nós, com mais ou menos frequência, realizamos mobilidade urbana para ir ao trabalho, à escola, ao passeio, enfim”, destacou, salientando também a importância da população em conhecer os estudos, opinar e ajudar a construir esse plano que deve ser pensado para os próximos 20 ou 25 anos.

O Plano de Mobilidade Urbana está em fase de construção e faz parte do Convênio firmado entre a Prefeitura e Unemat, com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), que prevê ainda a readequação do Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e a Reestruturação Fiscal e Tributária do município.
Ao acessar o portal do Plano Diretor, os interessados em saber mais sobre o projeto de Mobilidade Urbana, deverão clicar na logo do projeto e acessar a documentação.

O endereço é http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/

Por Lygia Lima – Assessoria