Saúde alerta para o perigo de não vacinar as crianças

Publicada em 18/08/2018 14:57:37 - Visualizada 284 vezes

Um balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres aponta que a procura pelas vacinas contra a Poliomielite e Sarampo neste sábado (18), dia vacinação, o “Dia D”, está baixo, muito aquém do esperado na meta, que é de vacinar cerca de 6 mil crianças. Segundo o secretário, Tonny Mendes, até às 13 horas esse número não havia chegado ainda a 2.500, ou seja, nem 50% do previsto, apesar da ampla divulgação realizada.

O secretário reforça a importância da vacinação, destacando que é de responsabilidade dos pais, ou quem possui a guarda da criança, em leva-la para tomar as vacinas. “É preciso saber que o responsável que deixa de vacinar seu filho não está colocando só a vida dessa criança em risco, mas sim a de todos à sua volta”, destaca Tonny.

Prevenção
É comprovado cientificamente que manter a vacinação da criança em dia traz muito mais benefícios do que os possíveis efeitos adversos. O que não se entende é porque ainda há pessoas que “optam” em não imunizar seus filhos. Além, disso, o fato de a poliomielite e sarampo não aparecerem como a gripe e resfriado, não significa que não existem mais. Pelo contrário, estão presentes e a vítima pode ser um caso de responsabilidade negligenciada no simples ato de não levar uma criança para tomar a vacina num dos postos de aplicação.

Por Clovis de Almeida