Secretaria de Educação investe em alimentos da Agricultura Familiar

Publicada em 10/08/2018 16:01:02 - Visualizada 468 vezes
Ver Fotos

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza chamadas públicas para comprar alimentos de qualidade da Agricultura Familiar, destinados à Merenda Escolar das escolas da Rede Municipal de Ensino. Participam dessa chamada, associações e cooperativas de pequenos produtores rurais. Os alimentos adquiridos são distribuídos para as 41 escolas municipais de Cáceres.

Com a criação, em 2009, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, a Agricultura familiar ganhou um novo mercado de comercialização, as redes públicas de Ensino. A secretária de Educação, Eliene Liberato Dias, explica que, agora, é possível investir melhor na Merenda, graças ao incentivo da Lei que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional da Alimentação Escolar (FNDE) seja destinado para a alimentação de alunos nas escolas brasileiras, por meio da aquisição dos produtos da agricultura familiar. “É uma forma de valorizarmos o produtor familiar e as cooperativas, além oferecermos uma alimentação mais saudável, produzida no nosso município”, destaca Eliene.

Para a secretária, a Lei da Merenda Escolar foi um grande avanço para este setor, porque abriu um vasto mercado para os produtos da agricultura familiar, que, muitas vezes, tinha dificuldades de comercializar sua produção nesse canal. “Na semana passada, entregamos nas nossas escolas, frutas e legumes adquiridos deles, uma alimentação saudável e com procedência”, observa Eliene.

O prefeito Francis Maris Cruz esclarece que esta é mais uma forma de fomentar a Agricultura Familiar, incentivar o aumento da produção e conhecer melhor esses produtores. “Se conhecermos a produção local poderemos dar prioridade a esses alimentos produzidos no município, sem agrotóxicos e de diferentes safras. A prefeitura se preocupa com a qualidade da Merenda Escolar”, finaliza Francis.

Por: Esdras Crepaldi/SME

Galeria de fotos relacionado