Com esforço e compromisso Educação avança

Publicada em 08/08/2018 17:19:53 - Visualizada 695 vezes
Ver Fotos

A Administração Municipal de Cáceres recebeu o conceito “A” do Tribunal de Contas do Estado, no índice de liquidez, que significa “Gestão de Excelência” e não foi por acaso, mas sim o resultado de muito trabalho, sendo um deles, os investimentos na Educação, que em 2017 atingiu 40,95% da arrecadação do município. Em 2013, quando o prefeito Francis Maris Cruz assumiu o Governo, esse número era de apenas 25%. Um aumento que fez muita diferença para que fosse possível a construção e reforma de escolas e, principalmente, a compra de veículos novos, como a frota de ônibus escolares que, hoje, é um dos orgulhos de Cáceres.

A vice-prefeita Eliene Liberato assumiu a seis meses a Secretaria Municipal de Educação, com o compromisso de incrementar o setor. E foi o que fez, ao dar sangue novo na Pasta que é responsável por mais de 9 mil alunos e aproximadamente 600 profissionais, entre professores, pessoal do administrativos e serventes das 41 escolas municipais, sendo 24 na cidade e 17 no interior do município.

Assim que assumiu a Secretaria, Eliene tomou pé da situação e deu início a algumas mudanças que se faziam necessárias, como a mudança da sede da Secretaria par um lugar mais cômodo e funcional, dando melhores condições aos funcionários para que ofereçam o melhor atendimento à Rede de Ensino. “Graças a Deus já avançamos bastante. Repaginamos a Educação, começando pela readequação dos serviços de atendimento, incrementando o setor de transporte e merenda escolar, que vai ganhar um local melhor apropriado para armazenamento, em breve”, enfatiza a secretária.

Recentemente, a Prefeitura fez a entrega de duas quadras poliesportivas cobertas e iluminadas, na Escola Municipal  Paulo Freire, na Comunidade Paiol e Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo. Na Corixa, foi realizada a reforma da Escola Marechal Rondon. Estes são alguns exemplos dos investimentos em obras para a Educação.

Em benefício dos profissionais da Educação e, consequentemente dos alunos, a Prefeitura tem investido bastante na capacitação de pessoal em diversas modalidades, de alfabetização à especialidades pedagógicas mais complexas.

Efetivar antigos e novos profissionais no complexo educacional é outra grande conquista que Eliene comemora como fruto desses primeiros seis meses na Secretaria. “Isso melhora a eficiência do Ensino, sem a rotatividade de professores, que é prejudicial a eles e aos alunos”, garante Eliene.

A secretária adianta que tem feito o possível para atender as demandas de urgências das escolas que se encontram necessitando de reparos na estrutura, desde o prédio às necessidades básicas de funcionamento, como limpeza e manutenção. “Estamos também colocando em prática várias parcerias com as escolas, para que elas tenham mais funcionalidade. Um bom exemplo dessas parcerias são as hortas de legumes e verduras que os próprios alunos ajudam a plantar e colher, utilizadas depois na merenda”, explica a secretária.

Outros exemplos de investimento na Educação foi a compra de equipamentos para laboratórios das escolas municipais.

Os grande investimentos são mais demorados, mas também são benefícios maiores. Estão em construção quatro creches que irão atender a centenas de crianças, dando carinho, conforto e cuidados, além de tranquilidade para que os pais possam trabalhar sossegados. São, Creche Jardim Aeroporto – Creche Emília Darci – Creche Cavalhada II - Creche do bairro do Junco - Creche do bairro Jardim das Oliveiras - Creche Jardim Guanabara.

No total, estão sendo investidos mais de 8 milhões de reais, recursos do Estado e contrapartida do município. “Algumas delas estão na base de alicerces e outras em fase bem adiantada. É um compromisso meu e do Francis para suprir uma grande demanda do Ensino”, conta Eliene, lembrando que o Governo municipal quer ainda este entregar a Escola Municipal do Jardim Guanabara, em construção e quase pronto.

Também considerada conquista da Administração foi conseguir pagar o Piso Nacional de Salário dos professores e melhorar a tabela de vencimentos dos diretores, coordenadores e secretários de escolas.

Em resumo de seis meses, Eliene destaca também que toda melhoria só possível graças ao comprometimento e sensibilidade do prefeito Francis e anuncia que recebeu dele a confirmação de que está andamento a compra de uma frota de 30 novos ônibus para a Educação, a ser utilizada no Transporte Escolar. Eles se juntarão aos 44 já existentes, melhorando em muito este serviço aos alunos.

Secretária de Educação e vice-prefeita Eliene Liberato

Investimentos na frota de ônibus escolar. Já está em andamento a compra de mais 30 novos ônibus iguiais a estes

Galeria de fotos relacionado

Por Clovis de Almeida