População já pode conhecer diagnóstico e prognóstico de Cáceres

Publicada em 11/07/2018 08:01:31 - Visualizada 1015 vezes

População já pode conhecer diagnóstico e prognóstico de Cáceres

A Universidade do Estado de Mato Grosso entregou para a Prefeitura de Cáceres o relatório síntese do diagnóstico e prognóstico do município em diferentes frentes de atuação. Esse documento é parte do trabalho que vem sendo realizado junto ao município e que prevê entre outras ações a reconstrução do Plano Diretor municipal.  O relatório com 53 páginas pode ser acessado  em:http://www.caceres.mt.gov.br/downloads/Prognostico%20caceres_final%20(2).pdf

O professor doutor João Sanches, da Unemat, que coordena o projeto do Plano Diretor explica que é fundamental que as pessoas conheçam o documento a fim de participar e contribuir de forma ativa para o planejamento da cidade. “Esse relatório síntese é fruto de estudos, das audiências públicas, pesquisas in loco, das oficinas nas escolas e reuniões com a comunidade. Ele traduz como está a cidade hoje e como ficará se nada for feito nos próximos anos, por isso ele é um norteador”, explica.

A partir desse relatório, a prefeitura de Cáceres e a Unemat vão realizar a partir desse segundo semestre, novas discussões com a comunidade com a realização de novas oficinas para que então seja elaborada uma minuta de lei, que ainda passará por audiências públicas e pactuação com a população antes de ser encaminhada para o poder legislativo.

“A construção da cidade que queremos no futuro, passa por um planejamento que tem que começar agora. Por isso, convidamos toda a população para conhecer e contribuir de forma participativa e coletiva dessa discussão”, afirma a secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cáceres, Nelci Eliete Longhi.

“O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, determinou que tenhamos uma cidade planejada por isso estamos com tantas frentes de trabalho em andamento. É fundamental olhar para o que somos e vislumbrar onde e o que queremos ser daqui alguns anos e isso só é possível com participação popular e planejamento”, diz a secretária.

Além do Plano Diretor, a Unemat ainda é parceira na elaboração de outros projetos para a Prefeitura de Cáceres, como o Plano de Mobilidade Urbana, Cadastro Multifinalitário e Reestruturação Fiscal e Tributária.

Por Lygia Lima