Francis e Eliene dão posse ao Conselho Municipal de Educação

Publicada em 04/07/2018 06:51:06 - Visualizada 654 vezes

Francis e Eliene dão posse ao Conselho Municipal de Educação

O Prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz e a Secretária Municipal de Educação, Eliene Liberato Dias,  deram posse  aos membros do  Conselho Municipal de Educação, na tarde desta terça-feira(03).

Primeiro foram empossados os integrantes da Câmara de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundeb, para o biênio 2018/2020.

Depois tomaram posse os integrantes da Câmara de Educação Básica, para o triênio 2018/2021.

A Secretária Eliene, em seu pronunciamento destacou  a importância do papel social do Conselho Municipal de Educação, citando que ele  tem uma abrangência que vai além das escolas municipais. “Nele se discute e delibera sobre educação como um todo e esta posse traz uma responsabilidade para os novos membros e os que estão sendo reconduzidos para mais  uma etapa”, analisou Eliene Liberato.

Ela reiterou  que a  escola pública precisa ser para todos e com educação de qualidade. “Conclamo os novos membros do Conselho de Educação a serem nossos parceiros nessa luta por uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens. Venho dizendo que precisamos melhorar os índices de Cáceres e a hora é agora”, observou Eliene.

O Prefeito Francis Maris, ao se dirigir aos educadores e representantes de segmentos e instituições, perguntou se eles conheciam Sobral.

“Sobral é uma cidade no nordeste do Brasil, no estado do Ceará, que tem o melhor IDEB do Brasil”, informou Francis.

O prefeito disse que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de Sobral, mais uma vez desponta como destaque nacional, como o melhor do país.

Francis anunciou aos novos conselheiros, que para fazer com que a rede municipal de ensino melhore seus índices, vai contar com a Falconi Educação, que através de uma frente de atuação,  visa aprimorar a gestão de instituições públicas na educação básica. “Venho dizendo sempre que precisamos melhorar os índices de Cáceres, porém necessitamos do auxílio de vocês, do engajamento de cada um com vínculo na educação , para que esta metodologia, este sistema de gestão que pretendemos  implantar, seja um exemplo como é Sobral”, pontuou Francis.

Após o pronunciamento Francis Maris e Eliene assinaram os decretos de posse.

Na sequência os novos membros,  representantes da rede pública municipal e estadual de ensino, de escolas particulares, UNEMAT, instituições civis e públicas, pais e alunos, elegeram a nova diretoria do CME. O Conselheiro Luiz Aurélio  Alves, pleiteou a presidência e como único candidato inscrito,  foi reconduzido ao cargo de presidente, eleito por aclamação unânime. Como vice-presidente foi eleita a professora da rede municipal de ensino, Sandra Maria Neto.

Por Esdras Crepaldi | SME