Prefeitura inova no FIPe e oportuniza pessoas com deficiência participarem de prova de pesca

Publicada em 08/06/2018 16:15:10 - Visualizada 568 vezes

Uma das novidades do Festival Internacional de Pesca Esportiva de  Cáceres, foi a oportunidade de Pessoas com Deficiência – PcD , participarem pela primeira vez em uma prova específica para eles . Uma nova modalidade para deficientes auditivos, visuais, intelectuais, cadeirantes, amputados e outras deficiências passou a integrar as provas de barranco do FIPe.

Segundo o Secretário de Turismo da Prefeitura de Cáceres, Júnior Trindade, a deficiência não é uma incapacidade e incluir pessoas om deficiência no  festival de pesca é oportunizar a estas pessoas o direito de se integrar e socializar com outras pessoas e o meio ambiente através de uma pesca ecologicamente correta.

Júnior também conta que um deck foi construído para acomodar os cadeirantes e oportunizar uma melhor acomodação aos participantes.

Ao todo 122 pessoas com algum tipo de deficiência participaram desta prova.

Para o prefeito Francis Maris a inclusão de Pessoas com Deficiência no FIPe 2018, abriu uma oportunidade única de participação na prova de pesca, respeitando as diferenças e as potencialidades de cada um,  além de conscientizar a população a valorizar a PcD como ser social e ativo.

Dos 122 presentes na competição 101 eram de Cáceres, 11 de Mirassol D’Oeste e 10 de São José dos Quatro Marcos.

Para a colaboradora da APAE de Quatro Marcos, Ana Lídia, o evento proporciona uma interação psicossocial e oportuniza a participação no maior festival de pesca do Brasil.

Já Sebastiana da Silva, que acompanhou seu irmão deficiente, Natalino Gabriel da Silva (62), enalteceu a  iniciativa. “ O Gabriel sempre quis participar e hoje aos 62 anos pôde realizar seu sonho de participar de uma pescaria  no FIPe, parabéns por incluírem esta modalidade”, observou Sebastiana.

O irmão e pescador com deficiência disse que estava muito feliz por ter pescado e ter fisgado uma piranha.

sdras Crepaldi/FIPe

.