Escolas municipais recebem limpeza através de ação cívico militar

Publicada em 18/05/2018 18:40:23 - Visualizada 760 vezes

Escolas municipais recebem limpeza através de ação cívico militar

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SME, vem recebendo em diversas escolas municipais,  uma Ação Cívico Militar – ACISO,  através do 2º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro - BFron.

Segundo o Tenente Coronel Antônio Hervé Braga Júnior, Comandante do 2º  BFron, a ACISO é um conjunto de atividades de caráter temporário de assistência e auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, desenvolvidas pelas organizações militares das forças armadas com o aproveitamento dos recursos em pessoal, material e técnicas disponíveis, para resolver problemas imediatos e prementes.

O comandante informa que a ACISO está  sendo realizada em Cáceres, inserida na Operação Ágata  Jauru 2, uma ação Conjunta das Forças Armadas Brasileiras com outros órgãos e instituições  federais e estaduais na faixa de fronteira.

“ Aproveitamos este momento para nos aproximarmos da sociedade civil e fortalecermos  ainda mais os vínculos sociais com a cidade de Cáceres, que nos acolheu desde sua fundação, onde  temos colhido bons frutos de amizade nesta relação”, reconheceu Hervé.

Ele ainda citou que na Ação Cívico Militar, os militares proferem nas escolas palestras cívicas, apresentam aos jovens o Exército Brasileiro e como ingressar na carreira militar,  interpretam e cantam com a comunidade o hino nacional e apresentam diversas músicas regionais e eruditas para o público participante.  “Além disso estamos oferecendo serviços de saúde, médico e odontológico em PSF’s  e promovendo a limpeza e realizando pequenos reparos nas unidades escolares que levamos a ação”, observou o comandante.

Para a Secretária Municipal de Educação, a participação do 2º BFron nas escolas municipais, tem sido muito positiva, pois desperta o sentimento cívico em toda comunidade escolar e através dos trabalhos de limpeza dos pátios, corte de mato e grama e pequenos reparos, contribuem com a cidade e a educação municipal, demonstrando a responsabilidade pelo patrimônio e pelas pessoas. “Só tenho a agradecer o Comandante Hervé  que prontamente nos atendeu e incluiu na ACISO a limpeza de algumas de nossas escolas, ao todo serão 10. Um serviço feito com dedicação e muito capricho”, reconheceu Eliene.

Para Cida Silva, coordenadora de infraestrutura da SME, que vem acompanhando de perto o trabalho dos militares, as parcerias são fundamentais e em uma rede tão grande, estes serviços contribuem na qualidade da educação e na integração com o Exército, que têm sido grande parceiro da administração municipal.

Por Esdras Crepaldi