Cáceres vai sediar encontro de pesquisa em educação da região centro-oeste

Publicada em 14/05/2018 17:30:07 - Visualizada 1772 vezes

A cidade de Cáceres recebe entre os dias 15 e 18 de outubro, o XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Reunião Científica Regional da ANPED, com o tema "Democracia e Educação: Impasses e desafios da ciência, da pesquisa e da pós-graduação".

Na tarde desta segunda-feira, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, integrantes da Prefeitura de Cáceres e da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT se reuniram para deliberar sobre o evento e selar parcerias entre as duas instituições nesta realização.

A professora doutora Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT e Presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro- Oeste - FORPRED-CO, apresentou para o Secretário Municipal  de Turismo, Júnior César Trindade e técnicos da Sicmatur e Secretaria Municipal de Educação, a  importância deste grande acontecimento para a educação e para o turismo de Cáceres.

Maritza explicou que  o XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, é uma das cinco reuniões científicas regionais da ANPED que acontecem neste ano. “Serão 23 programas de pós graduação presentes no encontro”, informou Maldonado.

Segundo ela o objetivo é divulgar a produção cientifica dos programas de pós-graduação em educação da região centro-oeste. “O melhor da educação na região Centro-Oeste  estará aqui. É uma grande oportunidade para que a educação municipal seja visualizada e potencializada, por isso espero a participação efetiva de professores e técnicos da SME”, revelou Maritza.

A coordenadora fez questão de enaltecer o apoio que recebeu da reitoria da Unemat para sediar um evento tão significativo para a educação e reconhecer a ajuda  incondicional da sua vice coordenadora , professora doutora Loriege Bitencourt , na organização do encontro.

A Secretária Municipal de Educação , Eliene Liberato Dias, comemorou a inserção da rede municipal em uma realização deste porte e a oportunidade de profissionais  da educação de Cáceres poderem inscrever trabalhos. “ Vamos incentivar  a participação  dos nossos professores e técnicos para que possam apresentar trabalhos, independente da titulação ou se integram ou não algum  grupo de pesquisa. A coordenação do evento abriu este precedente para Cáceres, e isso é muito positivo”, exaltou Eliene.

Já o Secretário de Turismo Júnior Trindade, viu com bons olhos Cáceres ser a sede de um acontecimento tão expressivo. “Uma das nossas vocações é sem dúvida o turismo de eventos, vamos ser parceiros nesta realização, que vai acontecer aqui no nosso Centro de Eventos”, destacou Trindade.

Para o turismólogo André do Couto, a cidade vai receber mais de 400 pessoas que irão se hospedar na cidade, se alimentar, se socializar com a cultura local e acima de tudo aproveitar para conhecer os diversos atrativos naturais e construídos que  Cáceres oferece, no mês e ano que o município completa 240 anos. “Outubro é um mês que a pesca já está fechada e os hotéis, barco hotéis e restaurantes diminuem sensivelmente seus movimentos,  o evento sem dúvida vai aquecer a economia local e proporcionar diversas atividades para o trade turístico”, pontuou André.

O turismólogo adiantou que vai reunir os integrantes do Conselho Municipal de Turismo e da Unemat para discutirem estratégias e uma programação que venha atender os turistas que vierem participar do  XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.

Por Esdras Crepaldi - SME