Secretaria de Assistência Social e Unopar realizam debates sobre defesa de direitos e enfrentamento à violência, veja como participar

Publicada em 10/05/2018 07:40:27 - Visualizada 822 vezes

O "I Ciclo de Debates: experiências e saberes sobre a defesa de direitos, intersetorialidade e enfrentamento da violência" é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS e da Universidade Pitágoras - UNOPAR/Polo Cáceres através do Curso de Serviço Social.

O evento será realizado no período de 15 a 18 de maio, com reflexões e debates que contarão com especialistas no assunto, tendo como objetivo garantir um espaço de compartilhamento de saberes e experiências visando apresentar e discutir ações destinadas ao enfrentamento do fenômeno de violência e tipos de violações de direitos que vitimam as famílias.

A Secretária de Assistência Social, Eliane Batista, ressaltou a importância da ação, a relevância dos temas e a oportunidade de qualificação das equipes técnicas da rede no atendimento às vítimas de violência. "Nossa proposta é fomentar momentos como esse durante a atual gestão da Prefeitura de Cáceres abrindo espaços para o debate, o diagnóstico, o mapeamento da nossa rede municipal e ações conjuntas entre a sociedade civil, o Sistema de Garantia de Direitos e o poder público para fazer frente ao fenômeno da violência. No mês de abril o CREAS atendeu a 202 casos, atuando na prevenção terciária com acompanhamento psicossocial operacionalizado através de ações que visam cessar a agressão, minimizar as consequências e evitar a reincidência. Queremos contribuir com a construção de uma cultura de paz e pela vida, unindo esforços com o Sistema de Garantia de Direitos e com as políticas públicas integradas na prevenção e enfrentamento da violência."

Ainda, nessa perspectiva, a Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras - UNOPAR/Polo de Cáceres, Camila Ortiz, enfatiza que "o curso de Bacharelado em Serviço Social tem por objetivo geral formar profissionais com sólidos conhecimentos teórico-práticos, capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade, assumindo as responsabilidades pertinentes à profissão, com uma visão crítica e analítica e o compromisso com a justiça, a ética e a cidadania, capazes de colaborar ativamente para o desenvolvimento e a transformação da realidade social que estiver inserido e estes espaços consolidam o compromisso da Instituição com a responsabilidade social no Município".

Por fim, o evento terá como finalidade ser este espaço que promova estratégias para o fortalecimento do papel da comunidade, dos acadêmicos e dos profissionais nela inserida para atuarem na defesa e na reparação de direitos diante da mobilização e sensibilização sobre a importância da prevenção e da não omissão frente às situações de violações de direitos. O público alvo esperado será formado por profissionais das mais diversas áreas, agentes políticos, sociedade civil. instituições formadoras e acadêmicos e espera-se que as discussões sirvam de subsídio para a elaboração de um relatório técnico que orientarão estratégias e ações da Rede Municipal no Enfrentamento às Violações de Direitos.

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 15/05/2018 (NOTURNO)-Terça-feira

Abertura

Local: Centro Cultural de Cáceres/Rua Comandante Balduíno esq. Rua Antônio Maria - Centro.

18h00 Credenciamento (até 19h)

19h00 Mesa de Abertura (Prefeito de Cáceres; Secretária Municipal de Assistência Social; Secretário Municipal de Saúde, Diretor da UNOPAR do Polo de Cáceres; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Juíza de Direito da 1ª Vara Cível.) Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Contra-Almirante da Marinha do Brasil do Comando do 6º Distrito Naval e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

20h00 Conferência de Abertura: Intersetorialidade: novos olhares, reflexões e práticas para o trabalho em rede no enfrentamento à violência.

Debatedora: Psicóloga Ms. Francisca de Assis

21h00 Debate

22h00 Encerramento   

 

 

                

 

Dia: 16/05/2018 (NOTURNO) - Quarta-feira

Painel I – Educação e Formação Humana: desafios e perspectivas.

Local: Centro Cultural de Cáceres/Rua Comandante Balduíno esq. Rua Antônio Maria - Centro.

18h00 Mediadora: Prof.ª Esp. Sr.ª Camila Rangel Ortiz, Assistente Social e Coordenadora do Curso de Serviço Social/UNOPAR.

18h30 Eixo Temático I – As diretrizes curriculares na perspectiva da educação superior para a formação de um sujeito ético-político.

Debatedor: Prof. Ms. Juliano Alves de Moraes – Tutor do curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras UNOPAR/Polo de Cáceres; educador físico no Centro de Referência em Direitos Humanos/SEJUDH.

19h30 Eixo Temático II – Violência, Educação e Sociedade: Um olhar sobre o atual cenário histórico.Debatedora: Profa. Dra Maria do Horto, membro do Programa de Mestrado de Educação da UNEMAT.

20h30 Debate

21h30 Encerramento

 

Dia: 17/05/2018 (VESPERTINO) - Quinta-feira

Painel II – Diálogos e Reflexões para o enfrentamento do Preconceito, Sexismo e a Homofobia.

Local: Cefapro-Centro de Formação de Professores/Rua Saracura - Vila Mariana

15h00 Mediador: Higor Lopes, militante do Movimento LGBT de Cáceres/MT

15h30 Eixo Temático I – Violência LGBTfóbica com enfoque em transfobia, lesbofobia e feminicídio.

Debatedor: Prof.ª. Dr.ª Luciene Neves Santos – Pesquisadora do Centro de Referência de Direitos Humanos "Profª Lúcia Gonçalves"; Prof de Educação Física da Unemat, Dra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

16h30 Eixo Temático II – Corpos (in)visibilizados: Direitos negados, preconceito e a luta pela diversidade como valor de uma sociedade inclusiva.

Debatedor: Prof. Benjamim Braga de Almeida Neves, doutorando (UERJ/UFMT), pesquisador do IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) e ativista trans.

17h30 Debate

19h00 Encerramento

 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Dia 18/05/2018 (MATUTINO) - Sexta-feira

Painel III – Proteção e Defesa de direitos na atenção as crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual.

Local: Cefapro-Centro de Formação de Professores/Rua Saracura - Vila Mariana

08h00 Apresentação de Vídeo com Depoimento; Lançamento do Projeto MultiplicAÇÃO; Divulgação da Comissão de Revisão do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil.

08h30  

Mediadora: Denise Maria de Oliveira Carvalho, Assistente Social e Gerente do Centro de 

Referência Especializado de Assistência Social.

08h50 Eixo Temático I – Negligência X Responsabilização dos Crimes de Abuso Sexual Debatedora: Dra Judá Maali, Delegada de Polícia – Delegacia de Defesa da Mulher.

09h30 Eixo Temático II – A atuação da Polícia Rodoviária Federal no Enfrentamento à Exploração Sexual

Debatedor: Insp. Lucinei Buss, Inspetor da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Cáceres

10h10 Eixo Temático III – Tráfico de Pessoas: exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso: reflexões sobre a construção de uma rede intersetorial para as ações de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Debatedora: Assistente Social Ms. Sr.ª Dulce Regina Amorim, Coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP)

10h50 Eixo Temático IV – Notificação da violência sexual contra crianças e adolescentes como estratégia de vigilância em saúde.

Debatedora: Sandra Mara Fernandes Bonilha, Enfermeira da Vigilância em Saúde

11h40 Debate

12h00 Encerramento

 

A participação no evento terá certificação de 20 horas e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas acessando o link: https://www.sympla.com.br/experiencias-e-saberes-sobre-defesa-de-direitos-intersetorialidade-e-enfrentamento-a-violencia__285899

Para maiores informações, podem contactar os organizadores no Tel. 065 32222937 (CREAS).


Por CCOM


Prefeitura Municipal de Cáceres - MT
Telefone: (65) 3223-1500

Fale com a Prefeitura de Cáceres - MT


Coordenação de Comunicação
Av. Getúlio Vargas, 1895, Vila Mariana
Cáceres - MT, CEP 78200-000
T: (65) 3223-1500
E-Mail
imprensaprefeituradecaceres@gmail.com

Siga-nos!


     

Desenvolvimento:


CTI - Coordenação de TI