Coordenadores pedagógicos da rede pública municipal participam de formação

Publicada em 23/04/2018 15:41:32 - Visualizada 1324 vezes

Além do 1º Encontro Pedagógico e reuniões já ocorridas neste ano letivo, iniciou-se também nos dias 19 e 20/04 a formação em serviço dos coordenadores pedagógicos da rede. No dia 19 a formação foi direcionada aos coordenadores que atendem especificamente Instituições Escolares de Educação Infantil e ocorreu na sede do Conselho Municipal de Educação, contando com a participação da Coordenadora Pedagógica Profa. Nilza Helena Rodrigues Egues e assessoras pedagógicas responsáveis pela Educação Infantil.

No dia 20, na sala de Reunião do Gabinete do Prefeito, foi direcionada aos demais coordenadores, ou seja, aos coordenadores de Instituições Escolares que atendem turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, tanto da área urbana quanto escolas do campo, sendo conduzida pela Coordenadora Pedagógica, Profa. Nilza e equipe pedagógica da SME e também contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, e vice-prefeita, Antônia Eliene Liberato Dias que em suas palavras enfatizou a importância da formação para a prática dos coordenadores, ressaltando que tem compromisso com a Educação e tem buscado atender as demandas das escolas, principalmente no que se refere ao pedagógico, dando suporte à equipe da SME para que possam desenvolver junto aos mesmos, um trabalho que faça a diferença na educação ofertada no município.

A Coordenadora Pedagógica, Profa. Nilza destaca que a formação em serviço destinada especificamente aos coordenadores tem o objetivo, além de estabelecer um vínculo mais efetivo entre escolas e SME, também o de instrumentalizá-los através de estudos, troca de experiências e relatos da prática em uma constante reflexão/ação/reflexão, afim de que tenham maior clareza de sua função e se sintam apoiados no seu fazer e que venha a contribuir na melhoria do ensino ofertado, impactando de forma significativa nos indicadores educacionais que ora temos.

Nesta formação, discutiu-se a atribuições e rotina dos coordenadores, a necessidade de trabalhar com um planejamento estratégico das ações pedagógicas  que sabemos é parte do PDDE Interativo, do PDI da SME e PATs dos gestores escolares. Importante ressaltar que na formação da Educação Infantil, além do disposto, discutiu-se o Projeto: Cáceres 240 anos e FIPe/18; e na formação aos demais coordenadores foi apresentado pela equipe pedagógica, informações acerca do Livro Didático, Programa Novo Mais Alfabetização, Programa Novo Mais educação, Educação Conectada, bem como, dados estatísticos de 2017, que demonstram a realidade educacional da rede, para as possíveis intervenções pedagógicas.

Por CCOM / Nilza Egues