Cáceres participa de Encontro de Municípios de Fronteira em San Ignácio

Publicada em 13/03/2018 09:31:33 - Visualizada 774 vezes

Cáceres participa de encontro de Municípios de Fronteira na cidade de San Ignácio

Entre os dias 09 a 10 de Março foi realizado um encontro entre municípios de fronteira em San Ignácio de  (Bolívia). O objetivo maior foi discutir as necessidades dos povos que vivem na fronteira Brasil/Bolívia. Participaram do encontro representante das cidades fronteiriças: Cáceres (BRA), Vila Bela da Santíssima Trindade (BRA), San Matias (Bol) e San Ignácio (Bol).

Um dos pontos mais discutidos foi a criação de uma rodovia que possa interligar Brasil com San Inácio de Velasco passando por San Matias e Cáceres. Este percurso irá desenvolver na fronteira fatores: econômicos, sociais, educacionais e principalmente de saúde, possibilitando maior integração e facilidade de todos os serviços.

A necessidade é tão urgente e gritante que os diferentes segmentos sociais se reuniram para debater e juntos construírem objetivos comuns que possam beneficiar ambos os países.

Mato Grosso poderá adquirir serviços e importar produtos como ureia, sal entre outros. Assim como criar um circuito integrado de turismo entre Brasil e Bolívia desenvolvido entre ambos os países.

Durante o encontro também foi falado sobre um acordo de segurança na fronteira, que dificulte o narcotráfico entre os países,  estabelecendo pontos estratégicos que devem ser priorizados pela polícia de inteligência.

Outro ponto discutido é o Desenvolvimento de um acordo que possibilite o melhoramento genético dos bovinos, tanto gado leiteiro quanto de corte na fronteira, assim como a vacinação dos animais.

Após a apresentação  da Secretária de Planejamento do município de Cáceres Nelci Longhi, o embaixador da Bolívia José Kinn Franco se manifestou favorável a vários pontos abordados pela comitiva cacerense, inclusive comprometeu-se em estudar sobre a criação de carteira de identidade fronteiriça  e a segurança da fronteira.

Participaram do Eventos os representantes:

Moises Fanor Salces Lozano: Alcalde Municipal de San Ignacio

Fernando Alvarez Camacho: Presidente Del Concejo Municipal

José Kinn Franco: Embaixador da Bolívia no Brasil

Ruth Lozada: Representante Del Gobernador de Santa Cruz Rúben Costas

Ariana Guedes: Representante Del Gobernador de Mato Grosso

Mariana Freitas: Representante Executiva de Desenvolvimento Del Estado de Mato Grosso

Nelci Longhi: Representante da Cidade de Cáceres

Wagner da Silveira: Prefeito de Vila Bela