Centro de Testagem e Aconselhamento estará fazendo teste rápido de HIV em dois pontos da cidade

Publicada em 06/12/2017 16:59:32 - Visualizada 137 vezes

Nesta quinta-feira, 07, o Centro de Testagem e Aconselhamento estará fazendo teste rápido de HIV/AIDS em dois pontos da cidade, na Praça Barão e no semáforo da UNEMAT, o resultado do exame fica pronto em 15 minutos. A atividade é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Cáceres, via secretaria de Saúde e CTA, UNEMAT e Drogaria Americana.

Dia Mundial de Luta contra o HIV

O Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS, na sexta-feira (1/12) expôs uma situação preocupante: 14 pessoas infectadas pela doença foram a óbito de janeiro a novembro, deste ano, em Cáceres. São 3 mortes a mais que todo ano de 2016. O número de infectados também subiu. Em 2016 haviam cadastrados no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, 285 pacientes. Neste ano, em 11 meses, já são 346, 61 infectados a mais. Ressalta-se que, embora o CTA atenda 23 municípios da região, a maioria dos pacientes é de Cáceres.

A revelação foi feita, na sexta-feira, Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS pela coordenadora do centro, Evanilda Costa do Nascimento. Além do crescimento número de mortes, ela revela uma situação ainda mais grave e preocupante: somente nas duas últimas semanas, 4 novos pacientes foram diagnosticas com a infecção, em Cáceres. “Infelizmente a situação é essa. Apesar de todos os esclarecimentos sobre a gravidade da doença, o número de infectados aumenta gradativamente”.

Por Ascom/ com informações de Sinézio de Alcântara