Cáceres intensifica ações para reestruturar o plano diretor do município

Publicada em 05/12/2017 12:37:44 - Visualizada 527 vezes

Cáceres intensifica ações para reestruturar o plano  diretor do município

A Prefeitura Municipal de Cáceres está intensificando as ações para a reconstrução do Plano Diretor do município a partir das necessidades e participação da sociedade. Com o slogan: “O futuro é agora”, a administração municipal tem como objetivo planejar e direcionar o desenvolvimento de Cáceres até 2045 para que ela cresça e se desenvolva pelos próximos 25 anos.  No dia 07 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural, acontecerá a primeira audiência Pública para discutir o Plano Diretor com a sociedade.

“A nossa ideia, nesse primeiro momento, é apresentar o diagnóstico executado para a população a fim de que todos possam conhecer nossa realidade e juntos possamos pensar e desenhar a cidade que queremos no futuro”, explica a secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cáceres, Nelci Eliete Longhi.

O Plano Diretor de Cáceres, coordenado pelo professor doutor João Sanches, da Unemat,  é um dos produtos que estão sendo construídos a partir da parceria estabelecida pela Prefeitura de Cáceres no convênio com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso.  A primeira fase das ações já está em desenvolvimento e consiste no levantamento do diagnóstico da situação do município.

A prefeitura  destaca que é fundamental que toda a população se envolva, discuta e contribua com sugestões, para que o Plano Diretor possa respeitar as particularidades do município. “Se todos ajudarem a olhar em volta, e dar sugestões,  poderemos ter uma cidade mais moderna, mais humana e mais acolhedora para nossa gente, garantindo assim o futuro de quem amamos”.

Ela lembra ainda que além dessa primeira audiência é importante que a população esteja aberta para receber e atender os pesquisadores que estarão elaborando o Cadastro Territorial Multifinalitário - CTM. Esse cadastro tem o objetivo de levantar dados socioeconômicos da população e também dados territoriais que vão nortear muitas ações que serão integradas. “É fundamental receber nossos pesquisadores, responder os questionamentos, pois só assim teremos informações atualizadas e estaremos construindo o futuro que queremos”, afirma.

Além dessa primeira audiência pública no dia 07 de dezembro, outras deverão ocorrer em diversas regiões de Cáceres a fim de garantir a participação popular no Plano Diretor.

Por Ligia Lima/