Prefeitura encerra semana da pátria com desfile cívico

Foto por: Ronivon Barros/ASCOM-PMC

Imagem de

Prefeitura encerra semana da pátria com desfile cívico

A Prefeitura Municipal de Cáceres e o 2º Batalhão de Fronteira (BFron), encerraram a Semana da Pátria, promovendo na manhã do último dia 07,  um grande desfile cívico militar, escolar e de associações, alusivo ao 7 de setembro, data, que este ano, comemorou 195 anos de Independência do Brasil.

Aproximadamente duas mil pessoas e centenas de veículos desfilaram para um grande público, que superou as expectativas, pelo forte calor, mas que fez questão de se fazer presente e exercer sua cidadania.

O evento começou com a revista das tropas, pelo Comandante do 2º BFron, Tenente Coronel Ricardo Kleber Coelho, pelo Sub Comandante Regional da polícia Militar, Tenente Coronel Valdez Tapajós e pela Vice Prefeita de Cáceres , Eliene Liberato Dias, que representou o Prefeito Francis Maris Cruz. Ato contínuo, a Banda de Música de 2º Batalhão de Fronteira, abriu a parada cívica , que reservou muitas emoções aos presentes, como a denominação da antiga fanfarra do ISM, que passou a se chamar, “Fanfarra Frei Matheus”, em homenagem ao seu fundador, que,  acompanhava as evoluções dos seus pupilos e auxiliava na regência. Alunos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino, abrilhantaram a avenida. Centenas de atletas e orgãos como Defesa Civil e Cruz Vermelha, fizeram questão de participar. Diversas entidades e associações também enriqueceram o desfile civil. Nas forças de segurança e militares, desfilaram a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e Centro de Ressocialização da Cadeia Pública de Cáceres.

O evento se encerrou com o desfile motorizado da frota  renovada da Prefeitura de Cáceres, adquirida, desde o início da gestão do Prefeito Francis Maris, iniciada em 2013.  O volume apresentado de motos, carros, camionetes, caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e máquinas, quando colocados todos juntos, impressionou.

Para e vice prefeita Eliene Liberato, foi uma maneira  de mostrar ao povo de Cáceres, a forma séria que os recursos públicos estão sendo aplicados pela administração municipal, bem como,   o avanço notório nos  diversos setores que compõem a prefeitura de Cáceres. “Grande parte dos automóveis, máquinas e equipamentos, foi adquirida à vista, com recursos próprios da prefeitura. O restante  foi de convênios com os Governos Federal e Estadual, e recursos do Fethab. Aí está a nova frota da Prefeitura Municipal de Cáceres, adquirida desde o início da administração Francis e Eliene”, comemora Eliene.

A Secretaria Municipal de Educação, que ficou responsável pela coordenação do evento, deu total apoio para que  as escolas municipais pudessem participar do desfile, como transporte, água e lanche. A parada  ainda contou com a rede estadual, federal e particular de ensino.

Para a  Secretária Municipal de Educação  Cristiane Barbosa, o civismo precisa ser trabalhado todos os dias em cada unidade escolar, em cada aluno, em cada professor. “E isto foi exercitado durante toda semana nas escolas municipais de Cáceres. Agradeço o empenho de toda a comunidade escolar  que se engajou para  sucesso da Semana da Pátria, a chama do civismo continua acesa, parabéns”, felicitou Cristiane.

Para o  Comandante do 2º BFron , Tenente Coronel  Kleber Coelho, a grande participação no desfile de 07 de Setembro, foi uma demonstração de respeito cívico e de amor à Pátria. “ Foi um desfile muito bonito, com grande participação militar e civil, uma integração de patriotas.  Com o patriotismo fortalecemos o sentimento de civismo,  do amor e da união dos brasileiros”, finaliza  o Comandante Coelho.

Por:  Esdras Crepaldi

Por Esdras Crepaldi