Em Cáceres, FNP apresenta projeto Fortalecer Municípios e contribui com a elaboração do PMAT

Publicada em 01/09/2017 18:37:25 - Visualizada 238 vezes

Dando andamento à agenda das oficinas de projetos, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apresentou, nessa quinta-feira, 31, para representantes de cidades da região do Pantanal e do Oeste do Mato Grosso, o projeto Fortalecer Municípios. Com foco no Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), a oficina foi promovida em Cáceres, que já está em fase de elaboração do PMAT.

Segundo o prefeito anfitrião, Francis Maris, vice-presidente de Imposto territorial rural (ITR), o encontro foi positivo, pois é uma forma de incentivar a melhoria na gestão, arrecadação e, consequentemente, a vida nos municípios. “É importante salientar o apoio da União Europeia para esse projeto e a execução da FNP para ajudar os municípios do Brasil a realizar seu Programa.

Francis Maris conta que Cáceres faz parte do g100 (grupo que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica) e a expectativa é que esse projeto contribua para a melhoria dos índices do município. “Esperamos que com o PMAT consigamos sair rapidamente desse grupo”, falou.

O projeto Fortalecer Municípios tem foco na modernização das prefeituras e no aumento da arrecadação dos municípios. Para isso, a FNP apoia e oferece subsídios para o financiamento do PMAT junto a instituições financeiras credenciadas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa e Banco do Nordeste (BNB).

Fortalecer Municípios é desenvolvido pela FNP em parceria com o Sebrae e a União Europeia, e co-parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), SEBRAE/PE e Caixa.

Campo Limpo de Parecis/MT foi um dos municípios que sinalizou interesse em aderir ao projeto. Para isso, a exigência é que seja filiado e adimplente à FNP. Mais informações em 61/3044-9800, com o setor de Projetos.

Por Redator: Livia Palmieri/ Editor: Bruna Lima